1 Sobre a Versão Mais Recente

1.1 Baixar

Esta versão ainda é código alfa, o que significa que está ainda em desenvolvimento e possui importantes problemas e limitações.

Temos um só arquivo de instalação para todos os idiomas disponíveis, mas nem todas as traduções encontram-se igualmente completas. Há bastante trabalho a ser feito e qualquer auxílio é muito bem-vindo.

Você encontra o arquivo de imagem comprimido aqui: https://public.f123.org/F123Light-19.02.25.img.xz

Incluímos também a assinatura sha1sum do arquivo de imagem, para que você possa verificar a integridade do arquivo após baixá-lo. Note por favor que a imagem está comprimida com o formato xz, que é mais eficiente que o formato zip. Você encontra informações sobre como descomprimir arquivos xz aqui.

1.1.1 Na Primeira Vez que Ligar o Computador

Durante a primeira vez que você inicializar o computador, o software vai auto-expandir a partição e o sistema de arquivos para corresponderem ao tamanho do cartão Micro-SD, logo pode levar um minuto e meio ou mais para o computador Raspberry Pi 3B+ estar pronto. As próximas inicializações serão mais rápidas, cerca de 30 segundos.

1.1.2 Nome de Usuário e Senhas Padrão

O nome de usuário padrão é: f123

A senha de usuário e administrador padrão é em minúsculas: f123

O nome de host é (em minúsculas): f123light

Usuários avançados podem facilmente criar imagens com a senha de WiFi e outras já configuradas para valores personalizados. Informações sobre imagens personalizadas encontram-se aqui.

1.2 Queimando/Gravando o Arquivo de Imagem do F123Light no cartão Micro-SD

Uma vez que tenha baixado e verificado a integridade da versão comprimida do arquivo de imagem, você tem que descomprimir esse arquivo e gravar ou queimá-lo no cartão micro-SD que vai usar no computador Raspberry Pi. Recomendamos que use um cartão micro-SD com pelo menos 16 Gb de tamanho, mas um cartão de 8 Gb também deve funcionar, embora vá sobrar pouco espaço para seus próprios arquivos.

Usamos as expressões “gravar” ou “queimar a imagem” porque não se trata da mesma coisa que transferir o arquivo copiando e colando. Embora haja várias maneiras de “gravar” a imagem no cartão, já ouvimos falar bem dos aplicativos Etcher e Rufus. O Etcher parece funcionar bem em Windows, Mac e Linux, enquanto o Rufus funciona bem em Windows.

Vale mencionar também que queimar uma imagem não o impede de reformatar ou queimar outras imagens no cartão SD futuramente. Em outras palavras, embora o pessoal use a palavra “queimar”, o processo não é permanente. É apenas outro método de salvar temporariamente um arquivo.

1.3 Atualizando o F123Light

No “Menu Principal”, existe um submenu chamado “Configurações” que contém uma opção que torna fácil atualizar o sistema, chamada: “Verificar Atualizações do Sistema”

Graças a essa opção, geralmente não é necessário gravar uma nova imagem ou usar comandos complicados sempre que uma nova versão do F123Light estiver disponível. Porém, recomendamos que você fique em contato com nossa equipe, pois neste estágio do projeto, às vezes as versões novas são experimentais e não são recomendadas a todos os usuários.

Se você for um usuário orientado para o técnico ou avançado em computador, talvez deseje explorar as opções mais avançadas descritas em nosso guia técnico.

2 Introdução ao Básico

Nesta seção, descreveremos os comandos e atalhos que você pode usar para operações rotineiras no F123Light. Como o sistema está em rápido desenvolvimento, pode haver momentos que a documentação não corresponda perfeitamente à versão mais recente do software. Caso você encontre dificuldades, por favor nos informe por meio de uma das nossas listas de discussão.

2.1 Alternância Rápida de Idioma

Caso saiba mais de um idioma, pode alternar rapidamente entre elas com o Fenrir. Pressione a tecla de script do Fenrir. a tecla de Script é a tecla Super, localizada entre as teclas control e alt esquerdos. Ela pode conter o logotipo do Windows desenhado.

Para adicionar um novo idioma, ou remover um, abra “Configurar alternância rápida de idioma” localizada no menu “Configurações”.

2.2 Obtendo Assistência Remota

Caso esteja sem saber o que fazer, ou estragou alguma coisa e não consegue descobrir como concertar, um dos membros de nossa equipe talvez consiga ajudá-lo. Caso vá para o menu Ajuda e selecione “Solicitar ajuda remota para meu computador”, será aberto um pedido de ajuda para a equipe do F123.

Para obter ajuda, simplesmente escreva uma breve descrição do problema que você tem. Para enviar a solicitação, digite um . sozinho numa linha.

Note por favor que o serviço é experimental no momento e não está ainda disponível 24 horas por dia, e no momento está disponível apenas em Inglês. Num futuro próximo, daremos em nossas listas e blog mais detalhes sobre opções de horas e idiomas.

2.2.1 Nota Importante sobre a Assistência Remota

Solicitar assistência remota dará a um membro da equipe acesso total ao seu computador. Tudo que o usuário root pode fazer fica disponível para o pessoal de suporte que responde a seu pedido de assistência. Você pode solicitar um log de tudo que foi feito na seção de ajuda.

3 Encontrando ou Oferecendo Ajuda

3.1 Contribuindo tempo, talento, contatos, etc

Se você valoriza o trabalho que fazemos, você pode ajudar de diversas formas. Aqui algumas ideias:

3.2 Nossa Listas de E-mail

3.3 Redes Sociais

A nossa equipe tipicamente não participa nem acompanha redes sociais. A melhor forma de entrar em contato com nossa equipe é por meio das listas de e-mail, ou em último caso, escrevendo diretamente à nossa equipe.

3.4 Entrando em Contato Com Nossa Equipe por E-mail

E-mails em português podem ser enviados a esse endereço, em espanhol a esse endereço, e em inglês a esse endereço.

3.5 Introdução ao Editor de Textos

O editor de textos padrão do sistema F123Light se chama Nano. Ele é pequeno em tamanho, rápido, fácil de usar e rico em recursos.

As teclas de atalho ou associações de teclas usadas na versão do Nano do F123Light foram modificadas, de modo que qualquer um que tenha usado um editor em Windows ou outras interfaces gráficas de usuário (GUIS) se sentirá em casa ao usá-lo.

Você notará também que, para algumas funções, estão disponíveis mais de uma tecla de atalho. Isso é porque, dependendo de qual editor use com mais freqüência, você pode por exemplo fechar um documento com Ctrl+W ou talvez com Ctrl+Q. Como ambas combinações funcionam na versão do Nano do F123Light, provavelmente poderá continuar simplesmente usando o que já está acostumado.

Segue uma lista de atalhos. Lembre-se: Pode usar também o sistema de menu virtual do Fenrir (Insert+F10) se ficar perdido ou não conseguir lembrar de alguma coisa:

Note por favor que o editor Nano às vezes chama arquivos de “buffers”. Você pode considerar buffer a mesma coisa que arquivo. A única razão que o termo é usado é porque ele se refere a informações que residem na memória e podem não ter ainda sido salvas em disco.

Caso esqueça qualquer um destes comandos, pode sempre encontrar este texto no Menu Virtual (Insert+F10), no menu “Ajuda”, em “Sobre o Nano”.

Esta obra da F123 Consulting está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Nós também temos outra forma para que você possa usar o nosso conteúdo gratuitamente, se essa licença não for a mais adeqüada para as suas necessidades. Entre em contato conosco para saber mais sobre alternativas a essa licença.